top of page

9 Técnicas para viver um relacionamento saudável

  • Erika Mello
  • 29 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

Ampliando sua visão para lidar com problemas ocultos no relacionamento.

O primeiro passo para lidar com um problema é encontrá-lo, uma tarefa que é muito mais simples falar do que fazer.

Nossas mentes percebem como achamos que deve ser o funcionamento das coisas, mas isso faz com que seja difícil para nós detectar qualquer problema que não desafie diretamente nossas ideias.

Então, é complicado reconhecer processos novos e mais eficientes. Adicionalmente, à medida que nos tornamos mais rígidos em relação àquilo que acreditamos sobre o nosso meio, nossa mentalidade se torna menos flexível, atrapalhando nossa habilidade de considerar alternativas.

Através dos anos com a minha própria experiência e com o meu trabalho de psicoterapeuta de relacionamentos selecionei 9 técnicas eficientes que podem auxiliar você a ampliar a sua visão no relacionamento. Essas técnicas irão te ajudar a localizar o problema que você normalmente não seria capaz de ver.

1. Compartilhe o problema, um dos grandes erros conjugais é ficar analisando o problema mentalmente sozinho. Se não consegue compartilhar com o parceiro busque alguém confiável, de preferência um terapeuta. Ouvir a visão de uma terceira pessoa que não está envolvida na questão pode te ajudar a ver uma solução que sozinho você não iria conseguir.

Compartilhar ajuda também a não acumular problemas, evitando a somatização de emoções indesejadas.

Lembre-se o ideal é abrir o problema com o parceiro e praticar a arte da escuta, essa deve ser sempre a primeira opção.

2. Viajar, excelente para inspiração do casal para ampliar sonhos e metas e claro amplia a forma de ver a vida. Após uma viagem você serão um novo casal, com uma nova visão. Pode ser uma viagem simples na própria cidade, estado ou país até mesmo uma viagem internacional.

3. Defina seus limites pessoais, antes mesmo de iniciar qualquer relação, coloque claramente em uma folha o que você tem como limite. Isso ajudará no futuro caso esteja pensando em terminar a relação, você poderá avaliar se aquele problema é mesmo grande ou pequeno de acordo com os seus limites. Às vezes terminamos por questões pequenas e outras continuamos em relacionamentos abusivos, pois nem nos sabemos os nossos limites pessoais.

4. Tenha um propósito em comum com o seu parceiro, isso irá estimular o casal quando as coisas não estiverem tão boas, e saiba que filhos não entra como um propósito nesse caso.

Pode ser a construção de uma casa ou até mesmo um viagem para um local dos sonhos, seja ele qual for sempre tenha um propósito em comum.

5. Nunca deixe de lado a sua criatividade e o sexo. Os dois temas estão interligados, seja você criativo no sexo ou não o importante é nunca deixar essa chama apagar. O sexo em si é uma experiência divina quando feito com amor mutuo.

6. Ative sempre a arte da comunicação no relacionamento, sabendo dosar a fala e a escuta. Existem exercícios ótimos para isso.

7. Exercite ver as coisas de outro ângulo, saiba se colocar no lugar do outro.

8. Interrogue a si mesmo sobre alguma situação desconfortável que vocês tenham vivido, o que você aprendeu e o que pode fazer diferente para que o mesmo não volte a acontecer.

9. E por último, esteja sempre disposto a aprender algo novo com o seu parceiro, sobre si mesmo e sobre a vida.

Mahalo,

Erika Mello

*Texto com direitos autorais.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Desenvolvimento Emocional Afetivo - Psicoterapeuta 

CRTH-BR 3442

Antes de qualquer coisa dê o play e entre na frequência do AMOR

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© 2017 by ErikaMello

bottom of page